Comprando Um Bonsai

 

No momento da aquisição de um Bonsai, devemos tomar alguns cuidados para assegurarmos estar realmente levando o que pretendemos comprar.

O primeiro aspecto que devemos observar é se o Bonsai em questão tem a aparência de uma árvore adulta em miniatura. Parece óbvio mas muitas pessoas se esquecem deste aspecto seduzidas por curvas acrobáticas e pela presença de flores e frutos.

O segundo aspecto seria tentarmos enquadrar o mais próximo possível o Bonsai nas proporções básicas já definidas no artigo "Proporções" presente neste site. Mais uma vez lembramos que perfeição não existe mas através das proporções, conseguimos identificar facilmente um Bonsai cultivado tecnicamente, mesmo que tenha relativamente pouco tempo de educação.

O próximo passo seria avaliarmos a saúde e vitalidade do exemplar. Folhas com coloração viva e uniforme, ausência de manchas, boa distribuição da folhagem, sistema radicular vigoroso mantendo o Bonsai firme no vaso são pontos que devem ser observados. Não devemos esquecer porém que algumas espécies alteram a coloração das folhas de acordo com a estação do ano e algumas até mesmo perdem todas no inverno, voltando a brotar na primavera.

Estando tudo bem com os aspectos físicos do Bonsai, atentaremos para os serviços oferecidos por quem nos fornece o produto. Pelas características particulares do Bonsai, garantias de sobrevivência são impossíveis de serem oferecidas pois dependem de fatores não controláveis por quem vende, como por exemplo o fornecimento adequado de água, que é a principal causa de morte. Contudo, indícios de idoneidade podem ser identificados pela qualidade da informação prestada pelo vendedor e pela oferta de completa assistência pós venda para manutenção e caso algum problema venha a acontecer . O melhor seria além da assistência, o fornecimento de material impresso com informações sobre cuidados e identificação de problemas para a espécie em questão.

Munidos destes argumentos associados a uma boa dose de bom senso, conseguiremos comprar um Bonsai com boa segurança.

Eduardo Campolina

Voltar